sexta-feira, 8 de março de 2013

Programa Educação e Cultura

Educação e Cultura

O Programa foi recentemente criado em 2011, no âmbito da Secretaria de Políticas Culturais, e ainda está em fase de implantação, porém a definição da missão e das ações a serem implantadas, estão em fase de execução.
Desenvolver uma Política Nacional de Integração entre Educação e Cultura que promova o reconhecimento das artes como campo do conhecimento e dos saberes culturais como elemento estratégico para qualificação do processo cultural e educativo.
Formar educadores, gestores e agentes de desenvolvimento cultural, neste contexto em que estes reinvindicam além dos cursos, também os conteúdos e metodologias , implica dotar aos participantes desse processo formador a pertença a ação educativa em que tornam-se  corresponsáveis a todo processo da fomação dando-lhe  uma compreensão mais aprofundada de como se processa e funcionam as entidades educacionais, tornando-lhe também mais crítico do que sejam as instituições educativas,  da sua construção histórica e organizacional, assim podendo contribuir com os avanços dessas próprias instituições, possibilitando novas perspectivas sócioeducativas ampliando possibilidades para a atuação das comunidades e organizações sociais e culturais dentro dos espaços educativos formais e acadêmicos e também abrindo uma questão que antes não era abordada, sobre o  papel das organizações culturais populares no sistema educacional.
PARCERIAS
Foi firmada parceria por meio de Acordo de Cooperação Técnica no. 001/2011, entre os Ministérios da Cultura e da Educação que assumiram o desenvolvimento de ações conjuntas para a implementação de uma Política de Cultura para a Educação básica, com vistas a fazer da escola o grande espaço para a circulação da cultura brasileira, acesso aos bens culturais e respeito à sua diversidade.  No decorrer de 2012, serão iniciadas as seguintes ações prioritárias.
AÇÕES PRIORITÁRIAS
Quanto à Educação
1. Mais Cultura nas Escolas: Sua finalidade é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas e experiências culturais e artísticas em curso na comunidade local, potencializando a participação destas no processo de aprendizado escolar e ampliando os agentes sociais responsáveis pela melhoria da educação pública.
2. Agentes de Leitura Mais Educação: Esta ação irá desenvolver atividades de formação leitora (oficinas, saraus literários, contação de histórias, etc.) para estudantes e suas famílias.
3. Cine Educação: Esta ação promoverá a formação de professores e o a disponibilização de 100 títulos da filmografia brasileira, para 1.000 escolas participantes dos programas Mais Educação e Escola Aberta do MEC.
4. Pesquisa, mapeamento e georreferenciamento: Esta ação está voltada para o estudo, mapeamento e georreferenciamento de escolas e espaços culturais, com foco na promoção da interface entre Cultura e Educação.
5. Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE/ARTES: Este programa prevê um edital especifico para aquisição de acervos de livros de arte e mídias diversas (discografia, filmografia, entre outros) para professores e estudantes de todas as escolas públicas.
6. Formação continuada para professores de artes: O intuito desta ação é desenvolver, em consonância com as políticas de incentivo à formação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e Secretaria de Educação Básica.
Responsável: Secretaria de Políticas Culturais – SPC
Ministério da Cultura

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Grupo Matula de Barão Geraldo (Projeto de Formação)

Barão Geraldo, distrito da cidade de Campinas, há 10 anos transformou-se num pólo da produção teatral paulista. Muitos artistas formados pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) formaram grupos de pesquisa e produção cênica e se instalaram nesta região, inspirados pelo sucesso do grupo LUME, de Luis Otávio Burnier.
Um destes coletivos de Barão é o "Grupo Matula de Teatro". Desde 2000 os Matulas têm trabalhado com espetáculos e projetos de formação.
A partir de março, o grupo inaugurará o "Projeto de Ocupação Teatral II". Durante 20 encontros, de março a agosto, os integrantes formularão as "poéticas da casa", culminando com 3 semanas de temporada no Espaço Cultural Rosa dos Ventos. Estes encontros serão sempre às terças-feiras, à noite, e custarão R$180,00 mensais.
De acordo com Erika Cunha, " o público do projeto em 2012 foi bastante diversificado. A mais nova tinha 19 anos, mas também tinha gente com 50".

Imagem: site Matula

O interessante do Projeto é a proposta de integrar a criação com a formação, pois não se limita ao fazer artístico.
Para participar da seleção escreva para grupomatulateatro@gmail.com ou ligue: (19)3305.8372

Extraído do site http://grupomatulateatro.com/ :

POÉTICAS DA CASA – PROJETO DE OCUPAÇÃO II

É uma oficina-montagem que tem como proposta, a formação integrada do artista de teatro dentro e fora da cena. A cada ano um tema é escolhido e a pesquisa se inicia pela investigação dos cômodos de nossa casa/sede, o Espaço Cultural Rosa dos Ventos. A conclusão da oficina tem como resultado a realização da temporada do espetáculo.
Público alvo: atores, estudantes de teatro que já possuam alguma experiência (cursos livres de teatro, cursos profissionalizantes).
Período de realização: O curso dura 6 meses (março a agosto), de 05 de março a 25 de agosto, incluindo a temporada do espetáculo. As aulas acontecem às terças-feiras, das 19h às 22h e a temporada acontece em agosto, em datas e horários a combinar.
Investimento: R$ 180,00/mensal
Para se inscrever no curso, é necessário enviar um e-mail para producao@grupomatulateatro.com para receber informações sobre matrícula e formulários de inscrição.